Santa Casa recebe semanalmente doações do Banco de Alimentos de Birigui

A Santa Casa de Birigui recebe semanalmente legumes, verduras e frutas variados por meio do programa Alimenta Brasil, do governo federal. As doações têm ajudado na alimentação dos pacientes, além de reduzir gastos mensais com a compra de alguns gêneros alimentícios.

Nesta quarta-feira (08/02), o hospital recebeu os seguintes alimentos frescos para consumo: 20 kg de banana nanica, 20 kg de quiabo, 20 kg de limão e 20 kg de batata doce, além de 10 kg de mandioca, 12 kg de milho e 8 kg de pitaya.

Por ser um hospital filantrópico, a Santa Casa se inscreveu no programa e passou a ser beneficiada com os alimentos neste ano. A primeira entrega ocorreu no dia 18 de janeiro. Em três semanas, a entidade recebeu 273 quilos de produtos e economizou R$ 841.

“Recebemos alimentos de excelente qualidade, contribuindo para o setor de Nutrição preparar refeições saudáveis, nutritivas e saborosas aos pacientes. Com essa ajuda, economizamos na compra do mês e isso é benéfico ao hospital”, afirmou a nutricionista Claudia Rodrigues Carmona Slavez.

O programa Alimenta Brasil compra a produção dos agricultores familiares e doa para entidades, com a finalidade de ampliar o acesso à alimentação. A distribuição no município é feita pelo Banco de Alimentos de Birigui, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

DOAÇÕES

A população também pode colaborar com o hospital doando alimentos, em especial itens que compõem a cesta básica, como arroz, feijão, macarrão, sal, açúcar, além de leite, café e chá. A doação pode ser entregue diretamente na portaria. Doações de maior quantidade basta ligar (18) 3649-3100, ramal 120.

Diariamente são servidas na Santa Casa de Birigui, em média, 700 refeições, entre café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia, para os pacientes internados e, em alguns casos, para acompanhantes e colaboradores. Em janeiro foram preparadas 23.829 refeições pelo setor de Nutrição.