Profissionais de saúde da Santa Casa recebem capacitação sobre Manejo Clínico da Dengue

Com o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais de saúde sobre a dengue e fortalecer as estratégias de enfrentamento da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Birigui promoveu, nesta quinta-feira (08/02), uma capacitação sobre “Manejo Clínico da Dengue”.

O treinamento foi ministrado pelo médico infectologista Dr. Igor Barcellos Precinoti, tendo como público-alvo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Santa Casa e do Pronto Socorro. O encontro ocorreu no salão nobre do hospital e contou com a presença do interventor, Alex Brasileiro.

Na explanação, Precinoti apresentou o protocolo para manejo clínico dos pacientes com dengue atualizado pelo Ministério da Saúde. Entre os assuntos abordados: reconhecer um caso de infecção pelo vírus, exames laboratoriais, identificar os sinais de alerta, classificação de risco e tratamento da doença.

O médico também falou sobre os aspectos clínicos da dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Conforme ele, a doença pode se apresentar nas formas assintomática ou sintomática. A fase febril tem duração de 7 a 10 dias e a fase crítica é a partir do terceiro dia, podendo ocorrer complicações.

UNIÃO

A secretária municipal de Saúde, Cassia Rita Santana Celestino, que participou da abertura da capacitação, ressaltou a importância da notificação de casos de dengue para a promoção de ações de bloqueio do mosquito, além da união de todos os profissionais da rede pública de saúde contra a doença.

“A cada três anos temos o risco de uma epidemia grave de dengue devido ao comportamento do próprio vírus. E este ano é uma preocupação nacional. Então este treinamento é importante para que todos os profissionais estejam preparados e sigam a mesma linha de atendimento à população”, defendeu.

Cassia disse que já foi ativada a Sala de Situação, composta por representantes da Saúde, das Unidades Básicas de Saúde, Pronto Socorro, Santa Casa, organizações e empresários, onde estão discutindo as ações para conter uma provável epidemia da doença no município.

“Já implantamos a assistência farmacêutica para compra de insumos e escolhemos a UBS 1 do bairro Cidade Jardim para ser o dengário. Estamos nos preparando para o aumento abrupto de casos de dengue, para garantir uma assistência de qualidade à população e não perdermos vidas”, completou.

CASOS

De janeiro até esta quinta-feira (08/02), Birigui registrou 306 notificações, sendo 81 casos positivos de dengue e 100 negativos. Outros 125 casos estão em investigação. Até o momento há um caso em investigação de zika vírus e outro de chikungunya, arboviroses transmitidas pela picada do mosquito.