Equipe da cozinha é capacitada sobre boas práticas de manipulação e segurança alimentar

O setor de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Birigui promoveu, na noite desta quinta-feira (06/07), uma capacitação sobre “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Segurança Alimentar” para colaboradoras da cozinha do hospital.

A iniciativa teve como objetivo atualizar os conhecimentos das profissionais que atuam no setor, contribuindo com as boas práticas higiênicas-sanitárias no processo do preparo e distribuição dos alimentos, além de garantir a qualidade do serviço prestado e a segurança alimentar dos pacientes.

A capacitação foi ministrada pelas nutricionistas do setor de Nutrição e Dietética Cláudia Rodrigues Carmona Slavez e Nathália Pulzatto Cury, que são as responsáveis pela formulação das dietas preparadas aos pacientes e também pelo controle de qualidade dos alimentos.

“Nosso objetivo com esse encontro foi capacitar nossas colaboradas em relação a melhor forma de manipulação dos alimentos, evitando assim qualquer tipo de contaminação e garantindo que o alimento seja oferecido de uma forma segura ao paciente”, justificou Nathália.

ASSUNTOS

Dentre os temas abordados estavam os hábitos evitados durante a manipulação dos alimentos; manuseio correto do lixo; saúde e higiene das colaboradoras; uso adequado do uniforme e EPIs; forma correta de higienizar as mãos e quando higienizar; e higienização geral da cozinha e utensílios.

“Ainda conscientizamos as nossas colaboradoras sobre o que é contaminação e os tipos de contaminação existentes em um hospital; onde são encontrados os microorganismos que podem provocar contaminação nos alimentos; e o que é a contaminação cruzada”, completou Cláudia.