Santa Casa recebe Hcor para primeira visita técnica do projeto ‘Saúde em Nossas Mãos’

A Santa Casa de Birigui recebeu, nesta terça-feira (29/10), uma equipe do Hcor (Hospital do Coração) de São Paulo responsável pelo apoio na implementação do projeto nacional “Saúde em Nossas Mãos”, que tem como meta reduzir a incidência dos indicadores de infecções hospitalares na UTI da instituição.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). A Santa Casa de Birigui está entre os hospitais públicos do país selecionados para o projeto que terá duração de um triênio (2024-2026).

O principal objetivo a ser atingido com o Saúde em Nossas Mãos é, além de melhorar os processos e protocolos dos bundles (pacote de medidas de prevenção) já existentes, reduzir as taxas de infecção do trato urinário, de corrente sanguínea e pneumonia associada à ventilação mecânica.

VISITA TÉCNICA

A primeira visita técnica do Hcor no hospital foi realizado pela coordenadora de projetos, Cristiana Prandini; pela especialista de projetos, Soélen Silva; e pela médica intensivista adulto, Dra. Silene El Fakhouri. Elas se reuniram com a diretoria e a equipe multiprofissional para apresentar a metodologia do projeto.

“Foi o primeiro contato com a equipe, dando o pontapé para todas as ações que iremos trabalhar ao longo deste triênio no hospital. Este projeto vai até dezembro de 2026, mas a nossa ideia é que dure por muitos anos, porque a redução das infecções é um propósito”, observou Cristiana.

Ao longo do dia, a equipe do Hcor fez ainda reuniões com representantes de alguns departamentos, visitaram a UTI para conhecer toda a estrutura e ainda executaram um instrumento diagnóstico visando verificar os indicadores, testes de gestão de qualidade e atividades já implementadas na Santa Casa.

DIAGNÓSTICO

Cristiana afirmou que com todos os dados em mãos será possível traçar um diagnóstico para apontar as fragilidades e o que precisa ser melhorado, envolvendo toda a equipe da UTI, principalmente a beira leito, que, segundo ela, é peça fundamental para o sucesso do projeto.

“Precisamos melhorar a qualidade da assistência aos nossos pacientes e, em Birigui, vimos que o pessoal da Santa Casa já faz um excelente trabalho, mas tem muita vontade em aperfeiçoar os processos. Tudo o que fazemos de bom sempre tem uma oportunidade maior de melhorar”, frisou Cristiana.

Conforme a coordenadora de projetos, o propósito é desenvolver um trabalho em conjunto entre Hcor e Santa Casa. “Com o apoio da alta direção, tenho certeza que vai dar tudo certo e vamos chegar à redução de 50% dos índices de infecções, trabalhar os processos e melhorar cada vez mais”, finalizou.

PROGRAMA

O Proadi-SUS foi criado em 2009 pelo Ministério da Saúde com o propósito de prover suporte técnico e metodológico para hospitais do pais, visando fortalecer uma estrutura de melhoria permanente nas instituições através da qualificação do cuidado e o aprimoramento da segurança do paciente.

A iniciativa ocorre em parceria com seis hospitais referência em qualidade médico-assistencial e gestão. Além do Hcor, estão envolvidos o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.