Santa Casa de Birigui realiza encontro com CIHDOTT para reativar parceria em doação de órgãos

A Santa Casa de Birigui deu início, nesta terça-feira (26), à retomada da parceria para doação de órgãos e tecidos, em encontro realizado no salão nobre do hospital com a presença de Regiane Sampaio, enfermeira coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital de Base de São José do Rio Preto e responsável pela região de Araçatuba. O objetivo é alinhar protocolos e reforçar a importância do trabalho de identificação de potenciais doadores, acolhimento das famílias e incentivo à doação.
Participaram da reunião a interventora da Santa Casa, Sirlei de Paula Pereira; as enfermeiras Camila Martins Mantovan, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH); Elizabete Leivas, do programa de Educação Continuada e Permanente; e Marilaine Augusta, gestora assistencial da instituição.
A CIHDOTT atua em diversas frentes, entre elas a identificação de potenciais doadores, o acolhimento das famílias, a coordenação do diagnóstico de morte encefálica e o acompanhamento de protocolos de doação. Outra prioridade é a promoção de campanhas educativas, tanto para profissionais de saúde quanto para a comunidade, reforçando a importância da doação de órgãos para salvar vidas. Agora, a Santa Casa de Birigui contará oficialmente com a comissão dentro da instituição, fortalecendo ainda mais esse trabalho.
