Santa Casa de Birigui faz cirurgias eletivas reguladas pela Secretaria Municipal de Saúde

Após anos aguardando na fila de espera por cirurgia geral para retirada de um lipoma (tumor benigno de células de gordura) no ombro direito, o mecânico Valtair Leite da Silva, de 45 anos, morador do bairro Jardim Popi, foi operado no dia 23 de janeiro na Santa Casa de Birigui.

A cirurgia eletiva – que não é considerada de urgência – foi realizada pela cirurgiã Camila Ismail Leomil. “Estou muito feliz de estar livre deste caroço que estava do tamanho de uma laranja. Depois de anos aguardando, finalmente estou livre deste incômodo”, comemorou Silva.

O procedimento foi regulado pela Secretaria de Saúde do município e o paciente foi encaminhado ao hospital após triagem médica da equipe de cirurgia da Santa Casa. O mecânico teve alta hospitalar no dia 24 de janeiro, tendo de volta qualidade de vida.

ESPERA

O problema começou em 2011, quando o mecânico começou a sentir dores no braço e passou pela primeira consulta no particular. Com o passar do tempo, o caroço começou a crescer e a dores a aumentar, o que fez Silva procurar atendimento na rede municipal de saúde.

Nos últimos dois anos ele foi encaminhado pela Secretaria de Saúde para consultas em hospitais de Bauru, Araçatuba e São Paulo, mas não conseguiu agendamento para a cirurgia. Houve um fator complicador no tempo de espera, a pandemia do novo coronavírus.

“A espera pela cirurgia foi angustiante, pois existia a possibilidade de eu perder o movimento do braço. Tinha até perdido a esperança de operar, mas graças a Deus deu tudo certo”, contou Silva, que ficou internado no hospital acompanhado da esposa Jaqueline Peres da Silva.

O mecânico definiu a cirurgia como “milagre de Deus”. “Na sexta-feira [20 de janeiro] cedinho minha filha Vitória de 13 anos orou pela minha cirurgia. Horas depois me ligaram da Santa Casa para buscar a guia de internação. Agradeço pelo atendimento que recebi de toda equipe, foram muito atenciosos”, disse.

ESTRUTURA

Conforme a nova diretoria do hospital, as cirurgias gerais eletivas estão voltando a serem feitas aos poucos devido a melhora da pandemia, a chegada de uma nova equipe de cirurgia geral ao hospital, e a reorganização dos leitos cirúrgicos, com a reforma de seis leitos que estavam bloqueados para obras.

“Apesar da crise financeira enfrentada pelo hospital, temos feito um grande esforço para continuar atendendo a população com qualidade e de forma humanizada. Com empenho de toda equipe, conseguimos fazer algumas cirurgias eletivas e estamos em busca de recursos federal e estadual para que possamos atender mais pessoas”, destacou o interventor, Alex Brasileiro.

No mês de janeiro a Santa Casa de Birigui realizou três cirurgias gerais reguladas pela Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). A expectativa para fevereiro é ampliar esta demanda.

PÔR A FILA PARA “ANDAR”

A secretária municipal de Saúde, Cassia Rita Santana Celestino, disse que está empenhada em fazer a fila de espera por cirurgia eletiva “andar” em Birigui. Para isso, a equipe fez a implantação da regulação do sistema de saúde municipal para triagem dos pacientes.

“Estamos atualizando a situação das pessoas que constam da fila de espera desde 2013 e chamando os pacientes para triagem com médico respeitando a ordem dessa fila”, afirmou. “É importante deixar claro que as cirurgias serão feitas de acordo com avaliação da equipe médica”, completou Cassia.