Santa Casa de Birigui faz captação de múltiplos órgãos de paciente com 38 anos

A CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Birigui coordenou nesta segunda-feira (03/07) uma múltipla captação de órgãos. Foram captadas as válvulas do coração, rins, fígado e córneas.

A doadora, uma paciente de 38 anos de Birigui, teve morte encefálica após um grave AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico. Ela foi internada no dia 26 de junho e não reagiu ao tratamento intensivo. O óbito foi constatado no último domingo, após o hospital cumprir criterioso protocolo de exames.

Os familiares autorizaram a doação durante acolhimento feito pela OPO (Organização de Procura de Órgãos) do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Os órgãos captados foram disponibilizados à Central Nacional de Transplantes, que faz a indicação dos pacientes que aguardam na fila.

CAPTAÇÃO

A captação de órgãos, a segunda realizada neste ano na Santa Casa de Birigui, foi realizada por uma equipe do Hospital das Clínicas de São Paulo, com apoio de profissionais do hospital. O procedimento começou às 11h50 e foi concluído às 14h.

Os rins e as córneas captados foram encaminhados para São José do Rio Preto, enquanto o fígado foi levado para Botucatu. Já as válvulas cardíacas, que podem beneficiar até duas pessoas, geralmente crianças, foram transportadas para Curitiba.

SEJA UM DOADOR

A diretora Assistencial da Santa Casa de Birigui, Bruna Perassoli Teixeira, ressaltou a importância do processo autorizado pela família e como é fundamental a conscientização da população para a questão da doação de órgãos, que possui o objetivo de dar vida para outras pessoas.

“Mais de cinco vidas serão salvas graças a decisão de uma família, que mesmo diante da dor do luto, teve a compaixão para dizer sim para doação de órgãos”, afirmou. “Manifeste à família seu desejo de ser um doador, pois somente os familiares podem dar essa autorização”, incentivou Bruna.