Roda de conversa destaca qualidade de vida e saúde mental no Setembro Amarelo da Santa Casa

Roda de conversa realizada no dia 22 de setembro, no espaço de convivência da Santa Casa de Birigui, destacou a importância da qualidade de vida e da saúde mental para colaboradores. A atividade aconteceu em alusão à campanha Setembro Amarelo, que recebe o lema “Se precisar, peça ajuda!”.

A psicóloga e coordenadora do Centro Integrado de Humanização do hospital, Polyani Franco Garcia, enfatizou sobre a importância do autoconhecimento, do autocuidado e a procura por ajuda especializada, além de ações para auxiliar o próximo com olhar amoroso e empático, sem julgamentos.

“A roda de conversa foi um espaço reflexivo, que proporcionou a integração entre os colaboradores e estimulou a partilha de sentimentos, opiniões e discussões sobre o assunto. Um momento de escuta e cuidado, que contribui de forma direta para a saúde mental”, comentou Polyani.

SAÚDE EMOCIONAL

A ação foi coordenada pela equipe do departamento de Recursos Humanos do hospital. Conforme a gestora do setor, Cláudia Janaina Figueira, o objetivo do Setembro Amarelo é a conscientização sobre o cuidado com a saúde mental e emocional das pessoas.

“Pensando nisso, promovemos a roda de conversa para falar sobre a importância da saúde mental nos dias atuais, onde as doenças emocionais se mostram tão presentes, em especial a ansiedade e depressão, que afetam milhões de pessoas em todo mundo”, explicou.

BUSQUE AJUDA

Para as pessoas que querem e precisam conversar, o CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. O atendimento ocorre 24 horas todos os dias pelo telefone 188, além de e-mail e chat. É importante também procurar ajuda profissional.