Novembro azul: Santa Casa de Birigui oferece exames de PSA gratuitos para colaboradores

A Santa Casa de Birigui realizou mais uma ação voltada à promoção da saúde dos colaboradores. Desta vez, 44 homens acima de 40 anos fizeram gratuitamente o exame de dosagem do PSA – teste de sangue para rastrear o câncer de próstata. A iniciativa fez parte da campanha Novembro Azul.

A ação foi organizada pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e pelo Departamento de Recursos Humanos, que também conscientizaram os funcionários sobre a importância da realização de exames para prevenção da doença.

“Com esta iniciativa, buscamos criar oportunidades para que os colaboradores possam cuidar da sua saúde, uma vez que o exame de PSA é um dos principais meios para o diagnóstico precoce do câncer de próstata”, afirmou o técnico de segurança no trabalho, Willian Soares dos Santos.

Os exames laboratoriais serão avaliados pelo médico do trabalho do hospital. Em casos de alterações suspeitas, o colaborador passará por uma consulta prévia com o profissional, que fará o encaminhamento para o especialista para exames adicionais e até tratamento.

DOENÇA

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos caos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Por isso, a detecção precoce é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, ter maiores chances de cura e tratamentos menos invasivos.

Manter uma boa qualidade de vida é a melhor forma de prevenção: alimentação saudável, prática de atividades físicas, sono adequado e evitar estresse. Homens com registros de câncer na família devem iniciar os exames aos 45 anos. Os demais a partir dos 50 anos.