Cipa da Santa Casa de Birigui realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Santa Casa de Birigui promoveu nos dias 21, 22 e 24 de novembro a 17ª edição da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Direcionado aos colaboradores, o evento contou com palestras e dinâmicas.

Realizada anualmente, a Sipat tem como objetivo disseminar conhecimento e alertar os funcionários para a prevenção de acidentes, saúde e segurança no trabalho. O evento ocorreu em parceria com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) do hospital.

Na abertura oficial da Sipat, na última terça-feira, o interventor Alex Brasileiro comentou a importância do evento na instituição. “Gostaria de agradecer toda equipe envolvida na organização e dizer que esse evento é importante para aprimorar conhecimentos de todos”, comentou.

PALESTRAS

A primeira palestra foi ministrada pelo médico veterinário José Antonio Guizzo, que abordou o tema “pragas urbanas encontradas em área hospitalar. Ele orientou sobre a prevenção e métodos para o controle de vetores e pragas mais comuns em hospital, citando baratas, ratos, formigas e pernilongos.

Na segundo dia da Sipat, os colaboradores assistiram a palestra “planejamento financeiro”, ministrada pela analista de negócios do Sebrae, Vanessa Xavier Medeiros Sargon. Ela falou sobre a importância em projetar as receitas e despesas pessoais para a saúde financeira.

Encerrando o evento nesta sexta-feira, colaboradores participaram, pela manhã, de uma dinâmica com demonstração de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Já no período da tarde, o Sesc Birigui promoveu uma ginástica multifuncional.

“Por meio das palestras e demais ações, buscamos a conscientização sobre a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, visando o bem-estar e qualidade de vida no trabalho dos colaboradores”, afirmou a presidente da Cipa, Cristiane Caputte Victor Moreira Pavan.