Médicos da Santa Casa participam de curso sobre determinação em morte encefálica

Médicos da Santa Casa de Birigui participaram, no último domingo (5 de maio), do curso “Determinação em Morte Encefálica”, organizado pelo Hospital de Base de Rio Preto. A capacitação forneceu aos participantes as habilidade técnicas, éticas e jurídicas necessárias para realizar o diagnóstico de morte encefálica.

Estiveram presentes o diretor técnico do hospital, Dr. Lucas Rodrigo Oliveira Viana, e os médicos Dr. Tiago Luiz de Oliveira, Dr. Henrique Lucas Torquato Altale, Dr. Tales Pádua, Dra. Juliana Rossafa Mendes, Dra. Gabriela Mussato Salicio, Dra. Gabriela Dezan Monção e Dr. Marcel Cicuto Ferreira do Carmo.

Conforme a resolução nº 2.173/17 do Conselho Federal de Medicina, para a determinação da morte encefálica é obrigatória a realização mínima de dois exames clínicos que confirmem o coma não perceptivo e ausência de função do tronco encefálico, um teste de apneia e um exame complementar.

Os exames clínicos devem ser realizados por dois médicos diferentes, não envolvidos com as equipes transplantadoras, sendo o diagnóstico feito no intervalo mínimo de um hora. Os profissionais precisam ter experiência e um curso de capacitação na área.