Educação Continuada e Permanente promove encontros sobre Segurança do Paciente

Para marcar o dia Nacional de Segurança do Paciente e os 10 anos da criação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, comemorado em 1º de abril, a Educação Continuada e Permanente da Santa Casa realizou, nesta terça-feira (25/04), encontro com os colaboradores em dois períodos.

O objetivo foi conscientizar e reorientar os profissionais sobre a importância de proporcionar ambientes seguros aos usuários. Também foram apresentadas melhorias conquistadas a partir de ações, orientações e capacitações que envolveram os colaboradores do hospital nos últimos meses.

A enfermeira Elizabete Leivas destacou que são feitas auditorias diárias ou mensais no hospital para avaliar a eficácia dos trabalhos da enfermagem e demais departamentos, buscando a contínua melhoria dos processos para garantir a segurança dos pacientes.

Segurança do paciente é considerada a mais importante dimensão quando se fala em qualidade na assistencia à saúde. O intuito é diminuir os riscos de danos desnecessários associados ao cuidado de saúde ou até mesmo que haja a eliminação deles no ambiente hospitalar.

Para entregar serviços de forma segura e com qualidade, a Santa Casa de Birigui tem em sua rotina de trabalho estratégias que sustentam as boas práticas em saúde durante todo o atendimento, com base nas seis metas internacionais da segurança do paciente, que são:

1 – Identificação correta de pacientes

2 – Comunicação efetiva