Dinâmicas e palestra exaltam a importância da comunicação efetiva na segurança do paciente

Dinâmicas e palestra realizadas nos dias 17 e 18 de setembro exaltaram a importância da comunicação efetiva entre os profissionais do hospital no processo de cuidado seguro aos pacientes. As atividades aconteceram em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente (17 de setembro).

O tema da campanha neste ano foi “Comunicação e Trabalho em Equipe”, baseado na segunda meta internacional de segurança do paciente, que trata sobre a comunicação efetiva. As atividades foram organizadas pela Comissão de Segurança do Paciente da Santa Casa de Birigui.

Na abertura da Semana da Segurança do Paciente, na terça-feira (17), foi realizada uma dinâmica e a palestra “Segurança do paciente: compromisso com a vida”, ministrada pela farmacêutica e especialista em Farmácia Hospitalar com ênfase em Oncologia, Flávia Lavoyer.

Com mais de 20 anos de viviência na área hospitalar e atuando como facilitadora de cursos e mentorias sobre liderança, Flávia fez uma reflexão sobre a responsabilidade de cada profissional do hospital, trabalho em equipe e como uma decisão tomada impacta na assistência segura do paciente.

CIRCUITO

Na quarta-feira (18), os colaboradores e estagiários participaram do “Circuito do Treinamento em Segurança”, onde foram conscientizados sobre a importância de adotar medidas de segurança, como a correta higienização das mãos, a identificação correta dos pacientes, a prevenção de quedas e erros de medicação.

Conforme a diretora Assistencial, Bruna Perassoli Teixeira, a segurança do paciente não pode ser algo pontual, mas sim uma constante preocupação de todos os profissionais de saúde. “As ações chegaram ao fim, mas o compromisso com a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde continuam”, afirmou.

“Durante a semana, os profissionais do hospital aprenderam sobre a importância de implementar as boas práticas e garantir a segurança dos pacientes em todas as etapas do tratamento. Juntos, podemos garantir um cuidado mais seguro e eficaz para todos os pacientes”, completou Bruna.