Alunos do curso de Enfermagem do UniSalesiano iniciam estágio na Santa Casa

Alunos de Enfermagem do UniSalesiano de Araçatuba iniciaram, na semana passada, estágio supervisionado na Santa Casa de Birigui. O hospital tornou-se campo de estágio para os acadêmicos por meio de uma parceria inédita firmada com a instituição de ensino.

Estão participando da formação 16 alunos do sétimo termo (último ano) do curso de graduação. Eles são supervisionados pelos enfermeiros e docentes do curso Aline Marchesini Silva, Marcio Palhota e Carla Cristina Carrero de Paula, e recebem orientações dos enfermeiros do hospital.

Na quinta-feira (1º/02), os alunos conheceram um pouco da rotina da enfermagem e normas da instituição, por meio de integração com a equipe multiprofissional do hospital. Foram abordadas questões como segurança do paciente, segurança do trabalho, nutrição e limpeza e higienização.

A universitária Maria Eduarda Venâncio, 21 anos, disse que está cheia de boas expectativas com relação ao campo de estágio no hospital. “Espero adquirir muitas experiências e conhecimento neste período, colocando em prática toda a teoria que aprendi durante o curso”, afirmou.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

A formação tem como objetivo proporcionar novas atuações práticas e experiências profissionais aos alunos. Conforme Carla, os acadêmicos já vivenciaram a realidade de outras instituições e, agora, com o estágio na Santa Casa, estão tendo a oportunidade de contato com a realidade hospitalar.

“O estágio é importante para os estudantes desenvolverem as técnicas. Este é o momento para que possam colocar em prática toda a teoria que aprenderam na faculdade, além de aprimorar os conhecimentos para a vida profissional após a graduação”, afirmou a docente.

A professora Aline completou que com o estágio os futuros profissionais aprendem na prática a atuação do enfermeiro. “Durante este período, eles irão praticar desde as técnicas básicas de pulsão venosa, exames físicos, até a parte administrativa que cabe aos enfermeiros”, disse.

O interventor Alex Brasileiro falou da parceira inédita com o UniSalesiano. “Ano passado iniciamos essa importante parceria com os alunos de Nutrição e agora recebemos os primeiros acadêmicos da Enfermagem. Vamos ainda contribuir com a formação de alunos da Farmácia, Psicologia e Fisioterapia”, frisou.