“A enfermagem é uma pedra brilhante que encontrei na vida”, define a enfermeira Clenir Soares

No dia 12 de maio foi comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro e no dia 20 foi celebrado o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Na Santa Casa de Birigui, 229 “anjos da saúde” compõem o quadro de colaboradores, tendo um papel decisivo na recuperação dos pacientes.

Nesta Semana da Enfermagem, apresentamos histórias de alguns profissionais como forma de homenagear toda a equipe de enfermagem da instituição que faz a diferença através desta nobre arte do cuidar, sendo responsáveis por garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes.

Encerrando este especial, hoje é a vez da enfermeira obstetra Clenir Salete dos Santos Soares, 58 anos, que também possui uma longa história de dedicação à enfermagem. Ela está há 32 anos no hospital, sendo 18 anos atuando nos cuidados diários dos recém-nascidos na Maternidade.

PEDRA BRILHANTE

Clenir conta que já tinha formação como técnica em contabilidade quando atendeu ao chamado maior do seu coração. “Fiz o curso de enfermagem porque não queria parar de estudar. E foi um achado, uma pedra brilhante que encontrei na vida. Me apaixonei pela área e será para sempre”, afirmou.

Apaixonante. Esse é o sentimento dela ao definir como é trabalhar na Maternidade do hospital. Ela ficou por 13 anos na UTI, antes de ser transferida para o setor. “Estou na Maternidade desde 2005 e não imaginava que iria amar tanto. A cada criança que nasce é uma alegria imensa”, contou.

DEDICAÇÃO À PROFISSÃO

Há 38 anos Clenir se dedica de corpo e alma à profissão e diz que “é um prazer cuidar de vidas. Não gosto de ver ninguém com dor perto de mim. A minha missão é prestar uma assistência humanizada. O meu prêmio máximo é ver o paciente indo bem para casa”, frisou.

E para tanto tempo de dedicação à vida profissional, ela diz que o segredo é gostar do que faz. “Eu falo que essa profissão não é a gente que escolhe, é Deus quem escolhe a gente. Temos que abrir mão de muitas coisas, como passar um Natal com a família, mas é algo que não pesa. Amo o que eu faço”.