Colaboradores da Santa Casa são imunizados com a vacina bivalente contra a covid-19

A Santa Casa de Birigui iniciou nesta quarta-feira (29/03) a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 para os colaboradores da instituição. A imunização, que segue até a próxima sexta-feira (31) no próprio hospital, é realizada pela equipe da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar).

A vacina bivalente Pfizer é uma atualização dos primeiros imunizantes fabricados contra a doença. Ela oferece proteção contra a variante original do vírus causador do coronavírus e também das cepas que surgiram, incluindo as subvariantes da Ômicron.

O auxiliar administrativo na Farmácia, Juraci Alves dos Santos, foi o primeiro a receber a vacina bivalente no hospital. Ele contou que tomou a nova dose por mais segurança. “Resolvi tomar essa vacina para ter uma proteção a mais contra essa doença”.

“Ainda tenho medo dessa doença, por isso, tomei as quatro doses anteriores e mais essa dose de reforço para ficar ainda mais protegida. As vacinas são importantes e salvam vidas”, afirmou a assistente financeiro Ana Paula Sampaio.

VITÓRIA

Para o técnico de enfermagem Lucas Fernandes Pereira, que vivenciou o início da pandemia há dois anos e toda a fase crítica da doença, acompanhando de perto muitas mortes por fazer plantões na UTI e Enfermaria Covid do hospital, a nova dose de reforço é uma vitória.

“A ciência está avançando e lutando para que tenhamos mais proteção e mais imunização contra essa doença. Hoje ainda temos casos positivos, mas não no nível de gravidade de antes. Então, ter mais uma dose da vacina é motivo de muita alegria, de comemorar vitória por vencermos a pior fase”, ressaltou.

VACINAÇÃO

Em Birigui, a vacina bivalente segue sendo aplicada pela Secretaria Municipal de Saúde em pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas e demais públicos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde. A vacinação ocorre nas 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 7h30 às 13h.

Para tomar a dose é necessário estar com o esquema vacinal primário completo (pelo menos duas doses da vacina monovalente), sendo que a última dose recebida precisa ter sido aplicada há pelo menos quatro meses. É preciso apresentar documento com foto, CPF e a carteira de vacinação.