Secretaria de Saúde e Santa Casa promovem atualização sobre H1N1 para médicos das UBSs

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Básica, e a Santa Casa de Birigui promoveram na manhã desta quinta-feira (16/03) uma palestra sobre o vírus influenza A (H1N1) para médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

A palestra foi ministrada pelo médico infectologista da rede municipal e do hospital, Dr. Igor Barcellos Precinoti, que atualizou os profissionais sobre os protocolos de atendimento e também sobre o manejo clínico (tratamento) de pacientes que chegam com sintomas gripais.

O infectologista também relembrou os aspectos clínicos e sintomas da doença (que são febre alta, tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça, mal estar, entre outras); e as complicações da doença para grupos de risco, que pode evoluir para pneumonia e até mesmo ao óbito.

Ele orientou ainda os médicos que durante o atendimento de pessoas com sintomas gripais é necessário adotar medidas preventivas, como a higienização das mãos e uso de máscara facial, pois a transmissão do vírus ocorre principalmente por meio de gotículas da saliva da pessoa infectada.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, falou sobre a iniciativa. “Hoje temos que pensar em H1N1 e covid-19. Então, essa atualização foi para orientar como os médicos devem agir quando chegar pacientes com síndromes gripais, casos que tendem a aumentar no inverno”, explicou.