Médicos recém-formados iniciam programa de residência na Santa Casa de Birigui

A Santa Casa de Birigui recepcionou, nesta quarta-feira (01/03), novos médicos residentes que atuarão no hospital. São três profissionais que iniciam a jornada de especialização na área de Ginecologia e Obstetrícia e outros dois em Clínica Médica (um terceiro está em processo de seleção).

Participaram da cerimônia o interventor, Alex Brasileiro; o coordenador da Coreme (Comissão de Residência Médica), Dr. Igor Barcellos Precinoti; a secretária municipal de Saúde, Cassia Rita Santana Celestino; além de médicos e diretores da Santa Casa.

A quarta turma de residentes do hospital é composta pela Dra. Gabriela Dezan Monção e Dra. Gabriela Mussato Salicio (clínica médica, com duração de dois anos); e Dr. Aliesky Alonso, Dra. Jéssica Caroline e Dr. Diego Moretin Camara (ginecologia e obstetrícia, com duração de três anos).

O interventor deu as boas-vindas e comentou a satisfação da instituição em contribuir com a formação destes novos médicos. “Aqui eles aprenderão com profissionais experientes e de excelência e contribuirão com a nossa missão de salvar vidas, oferecendo uma assistência humanizada aos pacientes”, afirmou.

FORMAÇÃO

Durante o período de formação, os médicos residentes participam de atividades teóricas e práticas nos diversos setores do hospital, atendendo pacientes do SUS sempre supervisionados por preceptores das especialidades. Ao final, recebem o título de especialista na área escolhida.

“O programa tem como objetivo o progressivo aperfeiçoamento, o aprofundamento científico e a proficiência técnica dos residentes, com vistas à capacitação e qualificação para que possam exercer a profissão com ética e zelo”, explicou o coordenador da Residência Médica do hospital.

Ele ressaltou os benefícios do programa. “A residência médica torna a Santa Casa referência na formação de médicos especialistas, mantém os profissionais e colaboradores atualizados das últimas técnicas e pesquisas na área médica, além de melhorar os atendimentos prestados aos usuários do SUS”, completou Dr. Igor.

COREME

A residência médica foi implantada há três anos no hospital. O programa é credenciado pela CNRM/MEC (Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação) e segue as normas estipuladas pelo regimento e regulamento interno da Coreme do hospital, além de resoluções da CNRM.

A Coreme tem como vice-coordenadora a Dra. Paula Tonete Bafi Crevelaro. Os supervisores da Clínica Médica e da Ginecologia e Obstetrícia são o Dr. Richard Crevelaro e Dr. Erastos Cristiano Brancalhão, respectivamente. A secretária da comissão é Tatiane Fernandes.