5ª Semana da Farmácia aborda temas sobre erros de medicação, saúde mental e liderança

Em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, a Santa Casa de Birigui realizou, entre os dias 26 e 28 de setembro, a quinta edição da Semana da Farmácia. O evento contou com palestras que abordaram temas como erros de medicação, saúde mental e liderança.

A semana foi organizada pela equipe da Farmácia Hospitalar da Santa Casa e reuniu, nos três dias de atividades, colaboradores em geral do hospital, profissionais convidados da área e acadêmicos do curso de Farmácia da Unip de Araçatuba.

“Durante esses dias, tivemos palestras importantes para todos os colaboradores. Foi uma oportunidade para agregar conhecimento, trocar experiências, além de evidenciar o papel do farmacêutico e colaboradores da farmácia na assistência hospitalar”, afirmou o interventor Alex Brasileiro.

A gerente da Farmácia, Mariane Machado Curbete Polo, destacou que a atuação farmacêutica no âmbito hospitalar impacta direta e positivamente no atendimento do paciente. “Ser farmacêutico é bem mais que garantir o uso seguro e correto dos medicamentos, é proporcionar saúde e valorizar a vida”.

PALESTRAS

Na abertura, na terça-feira (26), a farmacêutica-bioquímica e delegada regional da Seccional de Araçatuba do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia) de São Paulo, Dra. Cidinha Michelin, ministrou a palestra “Farmácia hospitalar e a sua importância frente aos erros de medicação”.

O segundo dia do evento foi marcado pela palestra “Cuidando de quem cuida: promovendo a saúde mental dos profissionais de farmácia”. O tema foi abordado pela psicóloga organizacional e coordenadora de Recursos Humanos, Hully Caldas.

E no encerramento da Semana da Farmácia da Santa Casa de Birigui, a farmacêutica Flávia Lavoyer, que possui 20 anos de vivência na área hospitalar e atua na empresa Facilitações Corporativas, apresentou o tema “Desmistificando a liderança para profissionais de saúde”.

“A Semana da Farmácia foi uma oportunidade de capacitar, ampliar conhecimentos e integrar o setor da farmácia e todas as equipes do hospital. Tivemos um evento muito produtivo, com temas relevantes para a nossa rotina profissional e pessoal”, concluiu Mariane.