Santa Casa realiza simulado de combate a incêndio para brigadistas da instituição

Com o objetivo de prevenir sinistros e preservar vidas, a Santa Casa de Birigui promoveu, no último sábado (13/05), simulado de combate a incêndio no setor do Centro Cirúrgico, com a finalidade de preparar brigadistas do hospital para tomarem as primeiras providências em caso de incêndio.

Além de vivenciar na prática como agir no combate ao fogo, a equipe foi treinada para a evacuação de ambientes e prestação de primeiros socorros. A ação foi ministrada pelos técnicos de Segurança no Trabalho, Willian Soares dos Santos e Misael Leandro da Silva Filho.

A Brigada de Emergência da Santa Casa é composta por colaboradores voluntários, previamente treinados, organizados e capacitados para realizar atendimento e auxílio em situações de emergência. Os treinamentos dos brigadistas são realizados periodicamente.

CONHECIMENTOS

Durante o simulado foram repassados aos brigadistas conhecimentos sobre teoria do fogo e os métodos e agentes extintores existentes no hospital. Foram ensinados como fazer o uso correto dos extintores, plano de evacuação de área de forma segura e uso das mangueiras de incêndio.

Também foram ministradas técnicas de desengasgo em adultos e crianças; realização da massagem cardíaca RCP em adultos, crianças e bebês; procedimentos em casos de queimaduras e transporte de vítimas com traumas. A ação não interferiu no atendimento aos pacientes da instituição.

“Preparamos nossos colaboradores brigadistas para situações reais que podem ser enfrentadas durante um incêndio e para que todos saibam como agir, preservando a sua própria integridade e segurança, bem como dos nossos pacientes e demais colaboradores”, ressaltou Silva Filho.

NORMA REGULAMENTADORA

Conforme Santos, a ação cumpre a Norma Regulamentadora 23, a NR-23, de forma a minimizar e prevenir o máximo possível acidentes pessoais e danos na edificação. “Levamos em consideração que o momento em que ocorre o sinistro o principal inimigo é o pânico, por isso, simulados são importantes para preparar nossa equipe”, afirmou.

A Santa Casa de Birigui possui AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento que certifica que o hospital cumpre as regras de combate a incêndio. O hospital conta com extintores, saídas de emergência, sinalização nos corredores, rede hidráulica, entre outros sistemas.