Santa Casa de Birigui reúne 32 participantes no retorno do Curso para Gestantes

A Santa Casa de Birigui reuniu 32 participantes, entre gestantes e acompanhantes, no retorno do Curso para Gestantes que aconteceu nesta quarta e quinta-feira (30 e 31 de agosto) no salão nobre do hospital. O cursinho gratuito estava suspenso há três anos em razão da pandemia da covid-19.

Coordenado pelo Centro Integrado de Humanização e pela Maternidade, o curso tem como objetivo preparar as futuras mamães para as novas descobertas e os desafios da gestação, além de elucidar os primeiros cuidados no pós-parto, contribuindo para a saúde e bem-estar delas e dos bebês.

“É uma iniciativa importante, que integra as ações da assistência humanizada que desenvolvemos no hospital. Tem a função de tirar as principais dúvidas relacionadas a esta nova fase da vida, levando mais segurança e qualidade de vida as futuras mães, pais e bebês”, explicou o interventor Alex Brasileiro.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Foram sete temas abordados durante os encontros, ministrados por uma equipe multidisciplinar do hospital. Os pais participaram ativamente do curso, com aulas práticas, onde aprenderam técnicas de higiene do bebê, massagens nas mães e no recém-nascido e manobras de desengasgo.

No primeiro dia, as técnicas de enfermagem Vera Lucia e Eliane Messias falaram sobre os cuidados de higiene com os bebês e a importância da documentação durante o pré-natal e na internação, respectivamente. A dentista Fernanda Barbiere abordou os cuidados com a saúde bucal das mães e bebês.

E a fisioterapeuta Calyni Hoffelder Ribeiro abordou o tema fisioterapia na dor lombar e shantala. O segundo dia teve início com a palestra da psicóloga e coordenadora do curso, Polyani Franco Garcia, que tratou sobre os aspectos emocionais durante a gestação, estimulação e desenvolvimento do bebê.

Encerrando o curso, a enfermeira obstetra e coordenadora da Maternidade, Simone Garcia Vicente, tirou dúvidas sobre aleitamento materno, tipos de parto e vida sexual na gestação, enquanto a nutricionista Nathália Pulzatto Cury tratou sobre os aspectos nutricionais na gestação.

APROVAÇÃO

Grávida de 38 semanas, Mayara Carla da Silva Souza ficou satisfeita com todo conhecimento adquirido com o curso. “Já tinha feito outros cursinhos, até pagos, mas foi aqui que aprendi coisas novas com a nutricionista, dentista e psicóloga que ainda não tinha noção. Valeu a pena participar”, afirmou.

Mãe de primeira viagem, Natieli Vitória Zaramello também aprovou o curso. “Foram dois dias de muitas explicações e dicas para nós mamães de primeira viagem que ficamos um pouco perdidas e com medo. Super amei o curso de gestante”, comentou ela, que está grávida de 25 semanas.

Ao final do curso, além do certificado, as participantes ganharam um mimo e muito conhecimento. “Com as orientações de toda nossa equipe, quebramos barreiras e alguns mitos que geram medos, dúvidas e anseios na mulher”, disse a psicóloga Polyani.