Santa Casa de Birigui promove capacitação sobre dietas enterais aos enfermeiros

A Santa Casa de Birigui promoveu, na última sexta-feira (27/01), capacitação sobre a importância da infusão de dietas enterais e controle de diarreia com a nutricionista Michelle Marques. O treinamento foi destinado a enfermeiros do hospital.

O objetivo foi orientar os profissionais sobre a importância de oferecer a dieta enteral (alimentação líquida administrada por sonda) de forma adequada aos pacientes, seguindo sempre os horários estipulados pela nutricionista, bem como garantir a total infusão da dieta.

Foi explicado também a importância de não parar a infusão da dieta nos pacientes que apresentam episódios de diarreia. A atividade foi ministrada ainda pela enfermeira da Educação Continuada, Elizabete Leivas; e as nutricionistas Nathália Pulzatto Cury e Claudia Rodrigues Carmona Slavez.

“Nosso intuito com essa capacitação é garantir que todos os pacientes em uso de sonda enteral recebam suas alimentações de forma 100% segura, garantindo e/ou melhorando o seu estado nutricional”, explicou Nathália, ao citar que no ano passado foram utilizadas 4.238 dietas enterais no hospital.

QUALIFICAÇÃO

A capacitação fez parte do programa de qualificação e educação continuada oferecida pela Santa Casa de Birigui aos colaboradores. O objetivo é o constante aperfeiçoamento da qualidade e segurança da assistência hospitalar prestada aos pacientes.