Santa Casa de Birigui divulga edital do processo seletivo para Residência Médica 2024

* Atualizado em 08/11 com as retificações do edital

A Coreme (Comissão de Residência Médica) da Santa Casa de Birigui divulgou o edital do processo seletivo para o programa de Residência Médica para ingresso em 2024. A seleção conta com três vagas para a especialidade de clínica médica.

As inscrições deverão ser feitas de 25 de outubro a 1º de janeiro de 2024 no site da Consesp Concursos (www.consesp.com.br), organizadora do certame. Os interessados devem preencher a ficha disponível e pagar a taxa no valor de R$ 500, por meio do Pix ou boleto.

Podem participar da residência médicos formados em todo território nacional, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, bem como médicos formados no exterior com diploma revalidado pelas universidades autorizadas, segundo a resolução CFM (Conselho Federal de Medicina) 1.832 de 2008.

A Residência Médica é reconhecida como a melhor maneira de um médico recém-formado completar sua formação, quer se dirija para uma especialidade ou pretenda se fazer generalista. A clínica médica tem duração de dois anos.

AVALIAÇÃO

A seleção será em duas fases. A prova objetiva da primeira fase será no dia 14 de janeiro, às 8h, no próprio hospital. Ela terá 50 questões, distribuídas entre conhecimentos sobre clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e medicina preventiva e social, com três horas de duração.

A segunda fase consistirá na avaliação curricular. Os candidatos deverão entregar, no mesmo dia da prova objetiva, cópia simples dos documentos elencados no anexo I do edital, em envelope lacrado. Serão habilitados para a segunda fase aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 45.

O resultado preliminar das duas fases será divulgado no dia 2 de fevereiro de 2024, no site www.consesp.com.br e as matrículas deverão ser feitas nos dias 15 e 16 de fevereiro, na Coreme da Santa Casa de Birigui. O programa de Residência Médica do hospital terá início no dia 1º de março de 2024.

A residência médica foi implantada há três anos no hospital. O programa é credenciado pela CNRM/MEC (Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação) e segue as normas estipuladas pelo regimento e regulamento interno da Coreme do hospital, além de resoluções da CNRM.

SERVIÇO

Mais informações ou dúvidas sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (18) 3649-3100, ramal 403. O edital completo do certame pode ser consultado clicando no link a seguir: