Profissionais da Santa Casa de Birigui participam de curso sobre doação de órgãos

Quatro profissionais da Santa Casa de Birigui participaram, no último sábado (4 de maio), do curso intitulado “Comunicação em Situações Críticas” sobre doação de órgãos. A capacitação foi organizada pelo Hospital de Base de São José do Rio Preto e aconteceu no UniSalesiano de Araçatuba.

Estiveram presentes integrantes da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa, o enfermeiro Márcio Roberto Teodoro e a assistente social Sueli Orsatti Saghabi, além das enfermeiras da UTI Thais Lacerda Santos Gon e Cátia Rios Martinez de Melo.

Conforme Teodoro, que coordenada a CIHDOTT da Santa Casa, o  curso forneceu orientações sobre a melhor maneira de lidar com o luto e abordar questões como a comunicação de más notícias, além do processo de oportunizar a doação de órgãos, entre outros tópicos.

“O curso agregou muitos conhecimentos, como lidar com a comunicação em situações delicadas e assim manter o equilíbrio mental e emocional, além do acolhimento, de forma individualizada, com cada família que está fragilizada pela informação [óbito de um familiar] no momento mais difícil. disse.

COMUNICAÇÃO

Ministrado pelo médico intensivista Dr. Joel de Andrade e pela enfermeira Karoline Gava, ambos da Central de Transplante de Santa Catarina, o evento teve por objetivo aumentar o número de famílias que consentem pela doação de órgãos do ente querido que faleceu, ajudando a salvar várias vidas.

“Esse treinamento teve por objetivo o desenvolvimento da comunicação, e da comunicação empática. Nele, foi possível ensinar duas questões: como entender a família, como entender o que a família está dizendo com cada palavra, com cada gesto e depois como se fazer entender pela família”, explicou.

O treinamento reuniu 56 profissionais de sete hospitais da região. Além da Santa Casa de Birigui, participaram a Santa Casa de Araçatuba, Santa Casa de Andradina, Hospital Estadual de Mirandópolis, Hospital Regional de Ilha Solteira, Unimed Araçatuba e Unimed Birigui.