Lourdinha Cantor: 42 anos dedicados à nobre arte de cuidar dos pacientes da Santa Casa

No dia 12 de maio foi comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro e no dia 20 é celebrado o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Na Santa Casa de Birigui, 229 “anjos da saúde” compõem o quadro de colaboradores, tendo um papel decisivo na recuperação dos pacientes.

Nesta Semana da Enfermagem, apresentamos histórias de alguns profissionais como forma de homenagear toda a equipe de enfermagem da instituição que faz a diferença através desta nobre arte do cuidar, sendo responsáveis por garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes.

Hoje é a vez da técnica de enfermagem Maria de Lourdes Cantor, 63 anos, chamada carinhosamente de Lourdinha, que possui uma longa história de dedicação na Santa Casa. Ela está há 42 anos atuando no cuidado diário dos pacientes e sempre buscou se qualificar para prestar o melhor atendimento.

Lourdinha relata que escolheu atuar na área ainda na infância. “Quando tinha 7 ou 8 anos eu via as irmãs trabalhando no hospital e tinha vontade de atuar na enfermagem. Trabalhei na roça, de empregada doméstica, mas nunca desisti deste sonho, que concretizei após me mudar para Birigui”, contou.

Há 30 anos ela exerce a profissão na UTI e afirma que o seu ofício é acolher e cuidar com humanização, sem esperar nada em troca. “Gosto de prestar toda assistência e procuro fazer o meu melhor. Não faço para receber elogios, pois meu maior presente é ver o paciente tendo alta, é ver a família feliz”.

PANDEMIA

Para Lourdinha, o maior desafio na carreira foi a covid-19. “Na época não trabalhei com os pacientes com a doença por causa da minha idade, mas foi uma situação muito desgastante. Ver colegas morrerem cuidando de pacientes, como o Marcão e a Isabel, foi a minha maior tristeza”, disse muito emocionada.

Ela também tem gravado na memória momentos de alegria, como ter sido escolhida como a primeira moradora e profissional da saúde de Birigui para ser vacinada contra a covid-19 em janeiro de 2021. “Ter sido escolhida foi gratificante, pelo carinho e reconhecimento ao meu trabalho”, definiu.

DEDICAÇÃO

Para tanto tempo de dedicação à vida profissional há um segredo: “lidamos com muitas coisas no hospital. O segredo é ter amor pelo que faz, paciência e carinho para cuidar dos outros. A enfermagem sempre foi minha prioridade. Até o fim da minha vida a minha missão será ajudar ao próximo”, garantiu.

Lourdinha disse que agradece a Deus todos os dias pela sua profissão. “Foi trabalhando honestamente e fazendo o meu melhor que conquistei muita coisa, como o sonho de ter minha casa. Não me arrependo da minha profissão. A enfermagem e a minha família são tudo para mim”, concluiu.