Interventor da Santa Casa de Birigui participa do anúncio da nova Tabela SUS Paulista

O interventor da Santa Casa de Birigui, Alex Brasileiro, participou nesta segunda-feira (28/08) do anúncio da nova Tabela SUS Paulista, feita pelo governador Tarcísio de Freitas, que irá contribuir para a sustentabilidade financeira dos hospitais e impacto direto na qualidade dos serviços prestados à população.

A nova tabela será implantada até janeiro de 2024 e vai complementar o valor que os hospitais recebem atualmente do Ministério da Saúde. Conforme o Governo do Estado, os reajustes vão valer para cerca de 5 mil procedimentos hospitalares, sendo que será pago até cinco vezes a tabela nacional do SUS.

Brasileiro comemorou a iniciativa e afirmou que a tabela SUS Paulista vai corrigir uma defasagem histórica de cerca de 20 anos provocada pela ausência de correção de valores da tabela nacional do SUS. “Hoje a tabela SUS não paga um procedimento na sua totalidade, gerando dívidas para os hospitais”, disse.

“A nova Tabela SUS Paulista irá beneficiar a nossa Santa Casa, trazendo um pouco mais de equilíbrio para as finanças do nosso hospital. A intenção é que os procedimentos hospitalares, como cirurgias, sejam realizados sem gerar mais dívidas aos hospitais”, completou o interventor.

CERIMÔNIA

A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado da Saúde, foi anunciada durante cerimônia de comemoração dos 60 anos da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas). O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Segundo o governo de São Paulo, a Tabela SUS Paulista vai beneficiar 354 hospitais em todas as regiões do estado, incluindo a Santa Casa de Birigui, entre outros hospitais, entidades filantrópicas e autárquicas. Estes equipamentos representam 50% do atendimento hospitalar no SUS paulista.

“Com a Tabela SUS Paulista, São Paulo vai remunerar os procedimentos de uma forma mais conveniente, correta e justa para que a gente mantenha as Santas Casas em operação, reabra leitos e aumente a quantidade de procedimentos”, afirmou o governador durante o evento.