Equipe do setor de Nutrição é capacitada sobre boas práticas em manipulação de alimentos

A Santa Casa de Birigui, por meio do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), realizou nesta sexta-feira (14/04) uma capacitação sobre “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos” para 19 colaboradoras do setor de Nutrição e Dietética do hospital.

A iniciativa teve como objetivo atualizar os conhecimentos das profissionais que atuam no setor, contribuindo com as boas práticas higiênicas-sanitárias no processo do preparo e distribuição dos alimentos, além de garantir a qualidade do serviço prestado e a segurança alimentar dos pacientes.

A capacitação foi ministrada pelo técnico de Segurança do Trabalho, Misael Leandro da Silva Filho, que enfatizou as exigências da resolução 216 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de setembro de 2004, bem como as normas regulamentadoras NR-06, NR-24 e NR-32.

“A alimentação e as dietas oferecidas pelo hospital estão associadas ao tratamento e recuperação dos pacientes. Por isso, os cuidados na manipulação dos alimentos são imprescindíveis, pois evita a contaminação cruzada dos alimentos e oferece o consumo seguro e com qualidade”, afirmou Silva Filho.

Dentre os temas abordados estavam etapas da manipulação dos alimentos; cuidados de higiene pessoal e uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); conhecimentos sobre higienização, contaminação de alimentos, armazenamento, manuseio do lixo e controle de vetores, entre outros.

“Essas capacitações continuadas são frequentes, pois além de ser uma conduta essencial no trabalho exercido pelas colaboradoras da copa, cozinha e lactário, também promove a educação permanente e mantém a equipe atualizada”, completou o técnico de Segurança do Trabalho.

Também estiveram presentes na capacitação as nutricionistas do setor de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Birigui, Claudia Rodrigues Carmona Slavez e Nathália Pulzatto Cury, responsáveis pela formulação das dietas e controle de qualidade dos alimentos.