Colaboradores da Santa Casa participam de doação de sangue no Hemocentro

Em comemoração aos 88 anos da Santa Casa de Birigui, celebrado no dia 8 de dezembro, colaboradores da instituição realizaram um gesto de solidariedade. Estiveram no Hemocentro de Araçatuba, no último sábado (16), para doação de sangue. Ao todo, foram coletadas 20 bolsas.

O objetivo da ação foi incentivar os funcionários a apoiar a causa da doação, além de ajudar a aumentar o estoque do Hemocentro, que atende 100% os pacientes da Santa Casa que necessitam de transfusão e outros procedimentos, além de fornecer bolsas de sangue para hospitais da região.

“Nada melhor do que unir uma iniciativa nobre como a doação de sangue a este momento especial que comemoramos o aniversário da nossa instituição que, acima de tudo, privilegia a vida”, afirmou o interventor, Alex Brasileiro, que também esteve no Hemocentro fazendo a doação.

A assistente financeiro Eva Maria Teodoro dos Santos disse que já era doadora e aproveitou a ação para ajudar a salvar vidas. “Faço a doação pensando no próximo que necessita. Me sinto bem quando doo; é muito gratificante saber que estou ajudando a salvar vidas”, afirmou.

A técnica de enfermagem Neide de Fátima Rosa Souza é uma incentivadora da doação de sangue. “Trabalhando no hospital e vendo a necessidade das pessoas, sei bem como é importante esse ato de solidariedade. Então sempre que puder, eu vou doar”, comentou.

ESTOQUE BAIXO

O médico hematologista e diretor do Hemocentro, Dr. Gabriel Cortopassi, lembrou que a doação de sangue é um ato voluntário, altruísta e que uma bolsa é capaz de salvar até quatro vidas. Ele também frisou que os tipo sanguíneos com estoque baixo e nível crítico são O+, O-, A- e B-.

“Dependemos de ações vindas do poder público, da sociedade ou de entidades que trabalham com ambientes hospitalares e lidam com a transfusão de sangue diariamente, para mantermos os estoques plenos”, disse Cortopassi, ao destacar a importância do ato realizado pela Santa Casa.

ONDE DOAR?

O Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba está localizado na avenida Arthur Ferreira da Costa, 330, bairro Aviação. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h, e aos sábados das 7h às 11h. Informações pelos telefones (18) 2102-9400 ou (18) 98132-8875.

Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias), não estar fazendo uso de determinados medicamentos, e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

É imprescindível a apresentação de documento de identidade com foto emitido por órgão oficial e evitar o jejum (fazer refeições leves e ingerir bastante líquido antes e após a doação). Os doadores de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal.