Sepse e infecção cruzada são temas da Semana da Consciência Limpa da Santa Casa de Birigui

Com os temas “Sepse e Infecção Cruzada”, a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) da Santa Casa de Birigui promoveu, nesta segunda e terça-feira (dias 9 e 10 de outubro), a Semana da Consciência Limpa. O evento foi voltado aos colaboradores e estagiários do hospital.

“A programação contou com uma palestra e dinâmica em que conscientizamos os funcionários sobre a importância das medidas de prevenção contra a sepse e a infecção cruzada, contraída no ambiente hospitalar”, disse a enfermeira Edmari Franco de Souza Ferreira.

A abertura da semana, que aconteceu no salão nobre do hospital, contou com as presenças do interventor Alex Brasileiro; da diretora Administrativa e Financeira, Eunice Masson; e da diretora Assistencial e responsável técnica pela equipe de enfermagem, Bruna Perassoli Teixeira.

PALESTRA

Os temas da Semana da Consciência Limpa foram abordados no primeiro dia do evento pelo médico infectologista e presidente da CCIH, Dr. Igor Barcellos Precinoti, que apresentou conceitos e dados sobre as infecções hospitalares e a importância de lavagem correta das mãos.

O segundo dia do evento contou com uma dinâmica em que foi simulada o atendimento a uma paciente com quadro de infecção. O objetivo foi orientar os colaboradores sobre a importância de seguir os protocolos do hospital – da limpeza ao atendimento – para evitar a sepse e a infecção cruzada.

CONCEITOS

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo causada por uma infecção, mais conhecida como infecção generalizada. A sepse hoje é a principal responsável por óbitos dentro dos hospitais. Somente em adultos, estima-se cerca de 670 mil casos no Brasil por ano.

A infecção cruzada no ambiente hospitalar é a transmissão de microrganismo de pessoa para pessoa por meio das mãos do profissional de saúde, uma superfície ou instrumentos contaminados. Ela pode ser evitada por meio dos protocolos de biossegurança adotados pelo hospital.