Equipe de enfermagem da Santa Casa recebe treinamento sobre drogas vasoativas

Com a proposta de promover o constante aprimoramento da assistência hospitalar prestada aos pacientes, a Santa Casa de Birigui realizou, nesta quarta-feira (08/02), um treinamento sobre Drogas Vasoativas para equipe de enfermagem. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente.

As drogas vasoativas são substâncias amplamente utilizadas em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) que apresentam efeitos vasculares periféricos, pulmonares ou cardíacos, atuando em pequenas doses com resposta rápida. São usadas para estabilizar as funções de um paciente em estado crítico.

A coordenadora da UTI, Cátia Rios Martinez de Melo, falou sobre as principais drogas utilizadas no hospital – como a noradrenalina, vasopressina, dobutamina e dopamina –, as formas de preparo e diluição, além dos cuidados da enfermagem na administração da substância.

“As drogas são fundamentais para o tratamento de qualquer tipo de choque circulatório que possa ocorrer com um paciente, sobretudo porque induzem ao aumento do débito cardíaco e melhoram a oferta de oxigênio no sangue, elevando a pressão arterial e a frequência cardíaca”, explicou.

ATUAÇÃO QUALIFICADA

Cátia enfatizou durante o treinamento pontos fundamentais sobre os cuidados específicos de preparo e manutenção das drogas vasoativas, visando a atualização dos conhecimentos técnicos para uma atuação qualificada dos enfermeiros.

“Este conhecimento é importante para a segurança e conforto do paciente enfermo. E também para a diminuição de possíveis erros na administração desses medicamentos, identificando e reduzindo os efeitos colaterais que as drogas possam causar”, justificou a coordenadora.