Santa Casa promove qualificação sobre desinfecção e esterilização em lactário

A Santa Casa de Birigui investe na qualificação dos colaboradores para o constante aperfeiçoamento da assistência hospitalar prestada aos pacientes. Nesta terça-feira (24/01), 13 funcionárias da Copa e Lactário participaram de capacitação com o tema “Desinfecção e Esterilização em Lactário”.

A atividade foi comandada pela nutricionista da Nestlé de Araçatuba, Jaqueline Gomes, que abordou aspectos da desinfecção e esterilização do ambiente do lactário também em tempos de covid-19, a fim de evitar contaminações em preparações de dietas enterais e fórmulas infantis via oral.

“Apresentamos uma videoaula com o Dr. Eneo Alves Juniro, mestre e doutor em microbiologia, e outros profissionais, que trouxeram algumas informações relevantes sobre os cuidados de desinfecção e higienização dentro do lactário, uma abordagem com embasamento científico”, explicou.

Conforme a nutricionista da Santa Casa, Nathália Pulzatto Cury, a capacitação foi realizada para atualizar a equipe sobre as medidas apropriadas de desinfecção do lactário. “Nosso objetivo é sempre buscar um ambiente 100% e seguro para a manipulação das dietas enterais e fórmulas infantis”.

DIETAS ENTERAIS

A dieta enteral é uma alimentação líquida administrada por sonda, servindo para suprir nutrientes, manter a saúde e auxiliar na recuperação dos pacientes que não conseguem se alimentar pela via oral. O setor tem também como responsável a nutricionista Claudia Rodrigues Carmona Slavez.

Conforme as nutricionistas, durante todo o ano de 2022 foram utilizadas 4.238 dietas enterais, uma média de 353 dietas por mês. No período de julho a dezembro do ano passado foram produzidas também pela equipe 315 fórmulas infantis para crianças que necessitam de complemento nutricional.

A Nutrição Hospitalar se baseia no acompanhamento completo do paciente, conhecendo inicialmente suas necessidades ou patologia e realizando uma avaliação nutricional, determinando assim a melhor dieta e orientações nutricionais a serem seguidas.