Vereador Benedito Dafé visita Santa Casa de Birigui para informar sobre nova lei municipal

O interventor da Santa Casa de Birigui, Alex Brasileiro, recebeu nesta segunda-feira (13/11) o vereador Benedito Dafé, que esteve no hospital para informar sobre a lei municipal 7.271/2023, que dispõe sobre a comunicação para grupos de apoio sobre o nascimento de crianças com síndrome de Down.

Conforme a nova lei, os serviços de saúde públicos e privados da cidade devem comunicar grupos de apoio assim que for constatada gravidez e/ou nascimento de bebês com a alteração genética, como forma de preparação e conforto emocional aos pais ou responsáveis, mediante prévio consentimento.

Além de explicar sobre a nova legislação, o parlamentar forneceu uma lista com nomes e contatos de seis integrantes do grupo de apoio. Também participou da reunião a assistente social do hospital, Sueli Orsatti Saghabi, responsável por repassar as informações para equipe da Maternidade.

Para Dafé, a lei é fundamental para levar conforto, suporte e orientação aos familiares. Ele acredita que ela contribuirá para a promoção dos direitos e da inclusão das pessoas com síndrome de Down, bem como para a humanização dos serviços de saúde do município.

“Através da comunicação imediata do nascimento de crianças diagnosticadas com síndrome de Down ao grupo de apoio especializado, podemos garantir que essas famílias recebam o suporte necessário desde os primeiros momentos”, justificou o vereador.

AUTORES

Além de Dafé, o projeto aprovado na Câmara Municipal tem como autores os vereadores Cesar Pantarotto Junior, Vadão da Farmácia, Everaldo Santelli, pastor Reginaldo e Sidnei Maria Rodrigues (a Si do Combate ao Câncer). A lei foi sancionada pelo prefeito Leandro Maffeis no dia 26 de maio.

A legislação especifica que a composição do grupo de apoio deve ser de voluntários, em sua maioria formado por pais e/ou familiares de pessoas com síndrome de Down, que prontamente prestarão auxílio, orientação e informação baseado em suas experiências pessoais de vida.