Santa Casa de Birigui desenvolve “travesseiro” para dar mais conforto aos pacientes em posição de prona na UTI Covid.

A equipe do CCIH (Comissão de controle de infecção hospitalar) e a coordenação da UTI Covid, desenvolveram um “travesseiro” para dar mais conforto aos pacientes que estão em posição de prona (barriga para baixo). O travesseiro tem o mesmo formato de um travesseiro de pescoço para viagens, parecido com a letra U.

A ideia desse travesseiro é dar mais conforto ao paciente que esta intubado e em posição de prona, o travesseiro ajuda na descompressão facial evitando possíveis lesões faciais, cutânea (pele), boca e ocular.

O paciente pode ficar de 16 a 18 horas em prona, e além do travesseiro, é necessário a realização da mudança de decúbito prona a cada 2 horas, onde o paciente fica em posição nadador com alternações faciais e dos braços, evitando a atrofia do pescoço em virtude da intubação, e de lesões. O paciente também precisa de fisioterapia respiratória e motora para evitar atrofia e edemas nos braços e pernas.

A posição de prona existe desde 1970 e foi recomendada para pacientes covid-19 em março de 2020, pela OMS, para melhorar os parâmetros respiratórios, facilitando a abertura de alvéolos pulmonares proporcionando melhores trocas gasosas.

Santa Casa de Birigui