Residência Médica da Santa Casa de Birigui recebe recorde de inscrições; veja edital

A Santa Casa de Birigui recebeu um número recorde de inscrições para a Residência Médica deste ano, na especialidade de Clínica Médica. Ao todo, 29 médicos fizeram a inscrição, segundo balanço divulgado pela Coreme (Comissão de Residência Médica). São oferecidas três vagas.

Essa foi a maior quantidade de inscrições desde o início do programa no hospital, em 2020. Naquele ano, a Clínica Médica teve 17 inscritos. Para 2021 e 2022, foram 8 e 12 inscritos, respectivamente. No ano passado, o número de inscritos, até então o maior, foi de 20 interessados.

A Residência Médica vai para o quarto ano de implantação na Santa Casa. O programa foi credenciado provisoriamente em 27 de junho de 2019 pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica) do Ministério da Educação. Em 21 de outubro de 2021, o hospital conquistou a renovação por mais cinco anos.

A residência em Clínica Médica tem duração de dois anos. Durante o período de formação, os médicos residentes participam de atividades teóricas e práticas nas enfermarias do hospital, atendendo pacientes do SUS, sempre supervisionados por médicos preceptores.

AVALIAÇÃO

A Coreme divulgou o edital de homologação das inscrições e convocação dos candidatos para a prova objetiva, que será aplicada no próximo domingo (14/01), a partir das 8h, no próprio hospital. O portão será aberto às 7h e fechado às 7h45.

O candidato deve estar munido com documento oficial com foto, caneta azul ou preta, lápis e borracha. A prova será composta por 50 questões, distribuídas entre conhecimentos sobre clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e medicina preventiva e social, com três horas de duração.

Após o término da prova, os candidatos deverão entregar cópia simples dos documentos pontuados no anexo I do edital, em envelope lacrado. Serão habilitados para a fase de avaliação curricular aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 45 na avaliação objetiva.

O resultado preliminar das duas fases será divulgado no dia 2 de fevereiro, no site www.consesp.com.br e as matrículas deverão ser feitas nos dias 15 e 16 de fevereiro, na Coreme da Santa Casa de Birigui. O programa de Residência Médica terá início no dia 1º de março.