Mais de 100 pacientes mirins receberam Certificado de Coragem da Pediatria do hospital

Mais de 100 pacientes mirins já receberam o “Certificado de Coragem”, que consiste em um certificado lúdico entregue na alta hospitalar da Pediatria da Santa Casa de Birigui. O objetivo é incentivar e reconhecer a coragem das crianças submetidas a procedimentos durante a internação.

Ao todo, 108 certificados foram entregues desde o início do projeto, em agosto deste ano. O centésimo oitavo foi para Victor Hugo de Oliveira Gaiarin, de 6 anos, que teve alta nesta quinta-feira (09/11). Ele estava internado desde a última segunda-feira (6) tratando de dor abdominal e quadro de vômito.

A mãe do garoto, Tayná de Oliveira dos Santos Gaiarin, aprovou a iniciativa. “Super legal porque é um incentivo e tira o medo que a criança tem do hospital. Meu filho ficou super feliz e orgulhoso com o certificado. Aqui as crianças recebem um atendimento diferenciado da equipe”, comentou.

O pequeno Victor Hugo, que gosta do personagem Homem Aranha, contou que agora não tem mais medo do hospital. “Achei bem bonito o certificado. Tirei sangue, furei a veia (para colocar o soro) e tomei injeção sem chorar”, disse, demonstrando toda a sua coragem.

ASSISTÊNCIA HUMANIZADA

O projeto Certificado de Coragem integra as boas práticas de assistência, humanização e vínculo dos profissionais com famílias e o público infantil atendidos. A arte do certificado foi criada pelos técnicos de enfermagem Larissa Marcolino e Gustavo Soares.

O certificado conta com o nome do menino ou da menina, a data da alta hospitalar, imagens de super heróis e inicia com o seguinte dizer: “certificamos que (nome do paciente) foi uma criança muito corajosa! Enfrentou a temida agulha e venceu essa batalha com muita bravura e admirável coragem”.

“Com o certificado, mostramos para as crianças o quanto são fortes, heróis e heroínas, pois vencerem o medo e um momento difícil. É um gesto simples, porém de grande amor demonstrado por toda a equipe da Pediatria”, afirmou a enfermeira e coordenadora do setor pediátrico, Elenice Heiderichi.